Em sonho um amigo me contou uma história super interessante, não sei dizer o lugar, nem a época, porém é algo que pode ser usado como experiência positiva por quem se interessa por economia.
Em uma pequena cidade, um pai de família estava desempregado, passando por dificuldades. No desespero, procurou seu irmão mais velho para pedir ajuda. Este sendo um empresário bem-sucedido, escutou o desabafo do irmão e prometeu ajudá-lo exigindo somente que ele fizesse conforme as suas instruções. Então, ofereceu ao seu querido irmão um doce, dizendo a ele que deveria cortar o doce em cubos e vender, de forma que o valor total do que fosse vendido, desse para comprar outro doce, e que ainda tivesse uma pequena margem de lucro. Assim o irmão fez, e retornou com mais um doce inteiro, seu irmão orientou que ele fizesse o mesmo com o segundo doce, e que guardasse o lucro.
Quando vendeu o segundo doce, o caçula retornou para ter mais orientações, o empresário explicou que ele deveria fazer o mesmo, comprar outro doce, e do lucro que havia obtido, retirasse e guardasse um terço, já o restante, poderia usar conforme quisesse.
Após vender o terceiro doce, ele retornou para falar com seu irmão e perguntou por que deveria guardar um terço do lucro. Seu irmão então ensinou:
– Meu irmão, isto que você fez é uma fórmula empresarial, no início de um negócio você deve ter um investimento, que foi seu primeiro doce vendido. Em seguida você deve manter seu estoque e conseguir mais clientes, não pode usar todo o lucro com outras coisas. O terço que eu pedi que guardasse é a porcentagem que você deve retirar do lucro, para novos investimentos. De cada doce vendido, você retira um terço do lucro, para conseguir comprar um doce adicional. Assim, você passa a vender dois doces por vez, quando conseguir juntar a quantia necessária, você passa a vender três doces e assim sucessivamente. Quando você vender, deve separar a quantia para manter o estoque, do lucro você retira um terço como lhe disse, o restante poder ser usado para sustentar suas outras necessidades.
– Entendi. Mas por que devo aumentar os doces? – perguntou o irmão mais novo.
– Isso vai garantir que você consiga mais clientes e aumente o seu lucro. Só não esqueça de separar bem o dinheiro. No futuro, o investimento não precisa ser exatamente no estoque, você pode gastar o dinheiro na compra de materiais para fabricar seus próprios doces. O importante, é que o dinheiro separado para investimento, seja usado para aumentar os seus lucros.
Satisfeito com o ensinamento de seu irmão mais velho, ele retornou para casa feliz e disposto a trabalhar muito, sabendo que existia uma saída, sendo consciente que deveria ser cuidadoso e disciplinado na separação do dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço é aberto para que todos possam comentar, porém postagens agressivas serão excluídas.